20140107

Eusébio e Sócrates

Que Eusébio não fosse um pensador, como disse esse pensador Mário Soares, é uma opinião. Agora, em relação aos factos, temos um problema quando ouvimos Sócrates, outro pensador. Ele diz que se lembra de caminhar para a escola a ouvir os golos de Eusébio. E diz que isto foi num  momento muito específico: durante o célebre jogo do Mundial de 1966 contra a Coreia do Norte. Ora, várias questões se levantam quando um político fala e pensa. Daí que o trabalho dos jornalistas seja o de verificar a veracidade dos factos. Não é dizer que ele mente ou que se engana nos factos. Mas, trata-se de pensar naquilo que ele diz. Assim, Sócrates diz, por outras palavras, que, no sábado, dia 23 de Julho de 1966, pelas 15 horas - data e hora do jogo entre Portugal e a Coreia do Norte -, ele foi à escola. E era Verão, quando muita gente já estaria de férias. Ele tinha então 8 anos, portanto, é possível que a memória não seja bem esta. Mas, agora, pensem noutras coisas que um político diz e garante serem verdade. Por isso, olhem e observem - não basta olhar apenas - para os movimentos do corpo e as palavras... http://youtu.be/rbPamN_o1F0

Etiquetas: , ,

16 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

ainda bem que Sócrates tem poucas gafes... fosse ele um Passos Coelho e todos os dias havia festa para as gentes laranja...

07 janeiro, 2014  
Anonymous Anónimo disse...

"ainda bem que Sócrates tem poucas gafes"

Importa-se de repetir?

Não perecebo como é que este e muitos outros coveiros de Portugal ainda tem tantos admiradores...ou melhor até percebo...daí o estado a que chegamos!

07 janeiro, 2014  
Anonymous Anónimo disse...

Tem mesmo a ideia sobre as férias que os trabalhadores portugueses gozavam nesse tempo? Ou só disse por dizer?

08 janeiro, 2014  
Anonymous JPA disse...

Caro Frederico;

Será que em 1966 as transmissões radiofónicas nacionais chegavam com dois ou mais dias de atraso à Covilhã?
É impressionante como este "doente" vive as mentiras que conta.
O problema, não é ele acreditar nelas, é o povinho iludido que acredita.
O problema financeiro é pequeno, irrisório e mesquinho comparado com a falta de lucidez, cultura e moral do Nosso Povo.

Bom Ano a todos
JPA

08 janeiro, 2014  
Anonymous Anónimo disse...

este Sr. já nesta altura estudava o fim-de-semana... e foi por aí fora, até fazer engenharia ao domingo...
Mentiroso e aldrabão compulsivo!

08 janeiro, 2014  
Anonymous Nuno Garrido disse...

Em resposta ao Anónimo de 8 de Janeiro, não sei a que horas para identificar melhor

Caro Anónimo

Em 1966 as escolas ainda encerravam, normalmente, pelo dia 10 de Junho e reabriam por volta de 3 de Outubro. E quanto a funcionarem ao Sábado, só de manhã.
Logo, não passa mesmo de uma enorme tanga, ou Conversa da Treta, que o menino Sócrates, nesse dia ainda aluno da escola primária, pudesse ter ouvido o relato do desafio, realizado pelas 15.00 de um Sábado, a caminho da escola. Tivessem lá as férias que então tivessem os trabalhadores.

Nuno Garrido

08 janeiro, 2014  
Anonymous Anónimo disse...

você deve de se estar pouco borrifando para este comentário, mas vou deixá-lo pois não me consigo calar perante o que li.
vim aqui parar ao seu blog pois noutros blogs espalham a palavra de que foi aqui que surgiu esta mentira, contra o Sócrates dizendo de que o homem mentiu.
Já está mais do que desmitificado que não mentiu pois naquele tempo havia actividades ao sábado e como tal poderia muito bem ir para a escola a um sábado.
[Ataque de fúria] você é um péssimo jornalista a avaliar exclusivamente por este artigo. Para a próxima que escrever, se quiser que as pessoas queiram saber da sua opinião faça-o com o rigor que deveria ser inerente a um jornalista!!!
ESTOU FARTO DA MERDA QUE VEM PARAR À BLOGOESFERA PORQUE VEM DE JORNALISTAS E ATAQUES AD HOMINEM, ATAQUES ESSES QUE SÓCRATES FOI ALVO MAIS DO QUE NINGUÉM NA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS. NÃO QUE ELE SEJA UM SANTO, MAS FOI E É MUITO INJUSTIÇADO.

08 janeiro, 2014  
Anonymous JPA disse...

Para o anónimo que acha que o dono do blog se deve estar marimbando para o seu comentário:

O Sócrates mentiu, como é habitual. É doente, e eu e os Portugueses pagamos bem caro a sua demência e a sua falta de honestidade.
Fica a saber que aos sábados só havia aulas de manhã, que se estava nas férias de verão, que o jogo teve inicio às 15 horas, que o 3º golo dos Norte Coreanos se deu ao 25º minuto.
Na melhor das hipóteses, o "aldrabão" saiu ao minuto 26, pois segundo ele, estava Portugal a perder 3 a zero, 0 5º golo de Portugal deu-se perto do minuto oitenta, portanto o "aldrabão" demorou no mínimo 70 minutos a chegar à escola, i.e. às 16:35 hr e ainda ouviu os últimos 10 minutos da partida.
Como as aulas deviam acabar às 17 hr, ainda teve 25 minutos de aulas incluindo os 10 minutos de relato.
Continue a beijar o CU ao Sócrates, mas não venha para aqui tratar-nos por dementes. Já chegou o governo Sócratino.

Atenciosamente
JPA

09 janeiro, 2014  
Anonymous tonimanager disse...

Para o anónimo muito indignado de 8 de janeiro:

- Pinócrates, és tu meu filho ?

09 janeiro, 2014  
Anonymous Anónimo disse...

Ele só esqueceu dizer que os amigos estavam à espera dele para jogar à bola, estavam todos eufóricos para encarnarem personagens da Selecção. Pensando bem, até estou capaz de acreditar que a equipa de Sócrates ganhou com 4 golos marcados por ele...

09 janeiro, 2014  
Anonymous Anónimo disse...

Sou o mesmo anonimo, peço desculpa pela covardia mas achei melhor nao me denunciar.

acreditem, nao devo nada a jose socrates nem jose socrates a mim. não pertenço sequer ao sector publico. Nem tenho militância em partido algum. Sou um ávido leitor de noticias, e não sou dos que lêem o correio da manhã.

[facto] José Sócrates foi a pessoa mais atacada pessoalmente durante as campanhas e durante o seu mandato. Por parte da direita portuguesa. o que inclui cds aquele partido que se encosta onde houver mais poder. E foi só assim, destruindo o homem pessoalmente que lhe roubaram o poder. Não, como já disse, Sócrates não é perfeito, tomou más decisões que nos afectaram a todos, ósseos do ofício, muitas delas tinham concordância da direita, como por exemplo o aumento do salario dos funcionarios publicos antes das eleiçoes de 2009, mas tinham um principio por tras, principio keynesiano, de que quanto mais dinheiro a população tivesse maio seria o seu consumo. (keynes disse isso para economias fechadas como eram as da altura) Na nossa economia aberta, mt do consumo foi para bens importados, e portanto o dinheiro saía do país. Mais tarde teve de lhes reduzir salários.
Fez outras coisas que não deveria ter feito e se fosse hoje, acredito, que não faria, como até já mencionou em entrevistas.

passemos ao que interessa:
Prova de que o cds criou uma autentica operação contra socrates é o caso freeport, como marinho pinto disse, foi criado por um jornalista, um policia e um deputado do cds, um caso que nem tem arguidos e os únicos efeitos que pode ter são políticos.

com sócrates, aumentou-se o investimento em educação, ambiente, foi até distinguido como o governo mais reformista do mundo!

Fez coisas muito boas pelo país, não foi perfeito, mas tinha um governo muito mais patriotico do que o que temos. O que temos é o pior de sempre pós 25 de abril. comentem a noticia de que o estado aprovou a venda de 80 por cento da caixa de seguros!? não o vi fazer neste blog. Afinal é um jornalista político e passa-lhe ao lado uma coisa destas? mas para comentar que o José Sócrates mentiu sobre o dia do jogo Portugal Coreia já faz dois posts! Demonstra falta de tema, falta de conteúdo, falta de imparcialidade e fui pesquisar, parece que o dono do blog 'Foi cabeça de lista do Partido Popular Monárquico nas eleições para o Parlamento Europeu de 7 de Junho de 2009.' trasanda a cds e à pulha que ofendeu a pessoa de josé Socrates durante anos. Fique sabendo que eu não engoli.

09 janeiro, 2014  
Anonymous Anónimo disse...

E quando o amigo Sócrates for eleito para PR então vão ter o resto do menu, pois acreditem que ainda o vão lá põr.

09 janeiro, 2014  
Blogger para mim disse...

Caro "Anónimo" (ele sabe qual é), normalmente não respondo a anónimos e os comentários neste blogue são livres, pois espero sempre um certo grau de honestidade de quem aqui vem perder parte do seu tempo. Respeito-os. Mas, como reconheceu que é cobarde, achei piada e acho que merece um comentário da minha parte. Realmente, nota-se que fez uma busca sobre a minha pessoa. Viu a minha referência ao PPM (como vê, eu, ao contrário de si dou a cara). Essa do "tresanda" à CDS é um insulto. Não para mim, mas para muitos do CDS, que noutras circunstâncias até sei que votam em partidos de esquerda. Por isso, demonstra que está mal informado e que se rege por generalidades. Mas, como ainda tenho este sentido de diálogo (coisa muito socialista, aliás), aconselho-o a assistir às três horas de conversa que tive com os deputados da Assembleia da República quando lá fui relatar aquilo que investiguei sobre Camarate. Talvez perceba o que ainda não conseguiu ver. Está aqui o link para o meu depoimento: http://www.youtube.com/watch?v=eRZlClmh7JM Também, em complemento, pode consultar um meu outro blogue, de texto único, onde está muito daquilo que diz que eu não fiz... É ver para crer... http://ofimdademocracia.blogspot.com Espero que dê o tempo por bem gasto. Abraço.

09 janeiro, 2014  
Blogger para mim disse...

Errata, onde se lê "muitos do CDS", deve-se ler "muitos do PPM" ;)

09 janeiro, 2014  
Anonymous Anónimo disse...

Os inimigos (porque de opositores não se trata) de Sócrates não podem perder uma vírgula para o diminuir. Têm de viver (a não ser que sigam o conselho do presente PM e saiam do país) num Portugal substancialmente melhorado pelos governos de Sócrates, e isso incomoda-os diariamente. Paciência….
Socrates a Presidente? Tomara que sim, já que estou farta de ter um tótó que saiu do Poço de Boliqueime, mas que o Poço nunca dele saiu, a fazer de conta que está acima dos políticos e que é muito honestozinho… em Belém não mora ninguém a não ser um casal de reformados.

12 janeiro, 2014  
Anonymous Nuno Garrido disse...

Isto é o cúmulo da "lata" !!!

Portugal substancialmente melhorado pelos governos de Sócrates????

Só em aumento da dívida pública, em aumento desmesurado dos juros a pagar por ela, em atafulhamento dos bancos (a ponto de os levar também a eles à beira da ruína) em dívida pública até que eles secaram e hoje não têm dinheiro nem para os particulares nem para as empresas desenvolverem a economia!

Ler o que está no post anterior?
Vale mais ler "isso" do que ser ceguinho!!!

23 janeiro, 2014  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial