20120718

Os "lisboetas" de António

Finalmente, o aeroporto de Lisboa tem uma estação de metro... E é uma bela estação... As caricaturas de António são, a partir de ontem, uma referência obrigatória da capital de Portugal. Muitos irão lá, de propósito, para as ver e fazerem-se fotografar com as mesmas. Será um local de visita turística obrigatória, não há dúvidas. Quem se vai embora de Portugal, despede-se, com saudade, daqueles nomes. Quem chega é acolhido por eles. António partilhou ontem com os jornalistas algumas histórias sobre a origem e o trabalho por detrás dos seus "lisboetas" - como lhes chama. Inicialmente, o projecto seria um mural, mas depois optou-se pelos retratos individuais, estilo "cromos". Originalmente, estavam previstas 109 figuras. Umas mais polémicas do que outras, mas o tamanho das mesmas iria fazer com que se perdesse parte do efeito visual. Foi decidido reduzir o número até que, finalmente, se chegou aos 48 painéis com 49 personagens no total - Gago Coutinho e Sacadura Cabral partilham o mesmo painel. Reparei, contudo, que alguns jornais publicaram hoje que são 53 figuras. Isso tem um explicação: precisamente por ter havido vários cortes no número dos caricaturados e ainda algumas dúvidas sobre onde os colocar - devido à futura colocação dos painéis publicitários -, quando António respondeu aos jornalistas, somou erradamente ao número total os quatro últimos painéis que tiveram luz verde. Esses são os primeiros que se vêem por quem chega de metro e estão nas duas entradas dos túneis. São as figuras dos quatro líderes dos principais partidos do pós-25 de Abril: Sá Carneiro, Álvaro Cunhal, Mário Soares e Freitas do Amaral. Assim, António somou 49 mais quatro e deu o tal erro de 53, quando, afinal, os quatro líderes já faziam parte do total de 48 painéis representando 49 figuras da nossa história. Assim, para quem ainda não teve a oportunidade de ver ao vivo, aqui ficam as fotos de todos os "lisboetas" de António que estão no metro do Aeroporto.

Etiquetas: , ,

12 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Boas fotos! Gostei bastante. Confesso que nao consegui reconhecer todas pelo nome. Vou ter de ver com mais cuidado.
Obrigada pela partilha!

19 julho, 2012  
Blogger Flávio Gonçalves disse...

200.000€ para serem vandalizados...

19 julho, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

THE BURGAS BOMBER
http://aangirfan.blogspot.pt/2012/07/the-burgas-bomber.html

19 julho, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

Obrigado por partilhar.

m

20 julho, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

Fazia o obséquio:
http://www.provafinal.net/2012/07/nobre-povo/

20 julho, 2012  
Anonymous M.A. disse...

Muito interessante este post. Gostei. E peço licença para partilhar. Sem dúvida que mencionarei a fonte.

26 julho, 2012  
Blogger para mim disse...

M.A., esteja à vontade. E obrigado por mencionar a fonte.

26 julho, 2012  
Anonymous lpboleo@gmail.com disse...

Obrigada pela galeria de caricaturados, mas não consegui edentificar uns 7. Já lá estive a ver um a um. Não poderia ter colocado os nomes aqui.
Obrigada mais uma vez

31 julho, 2012  
Blogger para mim disse...

Caro Paiva Boléo, de facto não estão identicados pelo nome. Mas, se colocar o cursor em cima de cada fotografia e depois abrir "propriedades", tem lá a identificação da foto, com o nome do caricaturado. Se tiver dificuldades, diga-me em que ordem se encontram as figuras que não consegue identificar e terei todo o prazer em elucidar.

31 julho, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

A História é assim, temos que levar com algumas figuras, menos agradaveis, para mim claro,mas o trabalho está extraordinário, e com muita dignidade para o local.

04 agosto, 2012  
Blogger Ana Pardal Monteiro disse...

Caro amigo, obrigada por partilhar as fotos de todas as caricaturas. Neta de Pardal Monteiro que certamente muitos não reconhecem pois o Diário de Notícias não foi, nem de perto nem de longe, a sua obra mais importante, fiquei um pouco surpreendida com esta escolha, pelo caricaturista. Ainda não me tinha sido possível visualizar a caricatura e no video que aparece na página do Facebook do Metro de Lisboa, aparece tão depressa que nem se consegue ver. Espero um dia poder ir a Lisboa e fotografar-me ao lado do meu avô (que não cheguei a conhecer) apesar de estar absolutamente irreconhecível. De qualquer modo, agradeço ter aqui publicado todas as caricaturas para quem, como eu, não reside em Lisboa nem tão pouco viaja de avião ou metropolitano. Obrigada

05 outubro, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

Boa tarde, antes de mais felicito-o por ser um jornalista digno desse nome (coisa rara). Relativamente a estas caricaturas fiquei desiludido por não ver algumas personalidades mas nada me entristeceu mais do que ver o eunuco Barroso caricaturado. Esse ser desprezível não merece tanta importância. Espero que alguém lhe faça uns correctivos. Já agora, se possível, gostaria que me indicasse algum texto cujo conteúdo possa informar acerca do motivo porque enviaram os chacais a Sá Carneiro e companhia. Muito obrigado e viva a liberdade,... se é que ela existe...

João Faria

fariajfrancisco@gmail.com

17 outubro, 2012  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial