20080325

Mas, afinal, quem foi a Princesa Patrícia?

Os jornalistas que acompanham a visita do Presidente da República a Moçambique - capital, Maputo - deram eco de uma informação assaz interessante sobre a descendência do Rei, perdão, Presidente, e que remonta ao tempo em que este último esteve a cumprir serviço militar na então colónia portuguesa: "O nome da nossa filha surgiu da predilecção que a minha mulher e eu tínhamos por esta rua cheia de jacarandás, que descia em direcção ao mar, numa explosão floral que nos deixava extasiados. Chamava-se, então, Rua Princesa Patrícia".

A nossa Princesa Patrícia...



A pergunta que eu e qualquer um de nós faria de imediato seria aquela que dá o título a este texto: "Mas, afinal, quem foi a Princesa Patrícia?". Não há memória na nossa História de uma princesa com semelhante nome... Como não encontrei a resposta em nenhum dos jornais de hoje - perdão a algum que o tenha feito sem que eu tivesse reparado - fui indagar. Não demorou muito a perceber que a actual Avenida Salvador Allende, o malogrado presidente do Chile, tinha o nome de uma Princesa de Inglaterra, a tal Patrícia, que era neta da Rainha Vitória.

A Princesa Patrícia original...



E assim fiquei um bocadinho mais esclarecido sobre as raízes da actual família real portuguesa...

Etiquetas: , , , , ,

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Mas, ó Frederico, também o que estavas à espera de uma Maria e Aníbal que viviam numa vivenda no Algarve chamada "Mariani"?...

28 março, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

Anglofilia Lusa ?

31 março, 2008  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial