20060427

O padre homónimo

Depois do Carlos Narciso ter dado o mote, aqui fica a minha história sobre o padre Frederico, que conheci quando o fui entrevistar no Rio de Janeiro, em 2002.
Não fiz qualquer espécie de juízo de valor sobre o seu julgamento e fuga de Portugal. Apenas procurei escutar a verdade daquele homem. O julgamento, em 1993, coincidira com o início da minha actividade profissional de jornalista. Recordo-me mesmo do "O Primeiro de Janeiro", o diário do Porto onde então trabalhava, apesar de viver fortes dificuldades financeiras, ainda assim mandou uma jornalista à Madeira fazer a cobertura do julgamento. Era o início das televisões privadas, o que muito ajudou para a divulgação do caso. Sempre acreditara que o padre Frederico fora condenado porque a justiça era cega e que houvera provas suficientes para tal. Suficientemente fortes para basear uma "convicção"...
Frederico Cunha, que eu saiba, não guarda muitas imagens ou recortes das notícias do seu julgamento. Mas tem lá em casa no Rio de Janeiro, religiosamente guardada, uma cassete com a gravação de uma reportagem da RTP da autoria de Rui Vasco Neto, onde se levantam dúvidas sobre o seu caso.
Vou citar algumas dessas dúvidas de memória, por isso corro o risco de não ser rigoroso. Mas, por agora, aqui ficam as questões mais marcantes:

1 - O jovem morto desapareceu num ponto isolado da ilha da Madeira. Quem encontrou o seu corpo não foi uma pessoa qualquer. Foi o padrasto. Como soube ele onde procurar? E será que isso tem alguma relação com o facto do jovem ter confidenciado a amigos que ia abandonar a ilha, provavelmente por não se dar bem com o padrasto?

2 - Poderá haver alguma relação entre esta história e casos de tráfico de droga naquela área da ilha?

3 - A autópsia deixou dúvidas. As marcas no corpo não parecem indicar que o corpo terá sido atirado pelo penhasco. Poderia ter sido ali colocado...

4 - Testemunhas dizem ter visto a vítima noutro local e à mesma hora em que outras testemunhas dizem ter visto o padre no carro com a vítima. A primeira testemunha afirma ter tido um contacto directo com a vítima. As outras estavam dentro de viaturas e o seu contacto foi indirecto.

5 - O corpo do jovem foi encontrado no início de Maio, salvo erro a 2. O padre Frederico esteve em Fátima a 13 de Maio e regressou à Madeira. Caso tivesse sido ele o criminoso, não teria fugido logo para o Brasil? É claro que isso poderia ser entendido como uma confissão. Mas, ainda assim, porquê arriscar regressar à Madeira?

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

poisé.E como muita gente,suponho,tambem eu já nem me lembrava desse caso do qual aliás estava na quase total ignorancia dos pormenores que relatou.
obrigado por mais uma vez atiçar a memória para os grandes lapsos da justiça.
E já agora:o caso está dado por encerrado?Poderá ser reaberto(imagino q não,claro)?Haveria ,por ventura, hipoteses de o fazer trazendo a publico, de novo, todas as contradições a que se reportou,uma vez que no contexto actual as pessoas estão bem mais desconfiadas em relacção á nossa Justiça do que na altura?Seria interessante,no minimo.

28 abril, 2006  
Blogger CN disse...

seria interessante rever o caso, mas isso só seria possível se surgissem novos elementos que pudessem ser provados em tribunal. por exemplo, uma nova testemunha com algum relato verosímel e completamente original.
não é fácil. não é fácil surgirem novas testemunhas e não é fácil que esses novos elementos sejam aceites por um tribunal de recurso de modo a que se decida reabrir o processo.
além do mais, o padre Frederico é, para todos os efeitos, foragido à justiça. evadiu-se da cadeia.

28 abril, 2006  
Blogger R.O disse...

se ele era inocente porque fugiu para o Brasil? (como fez a Fatima Felgueiras)
voce foi ao Brasil? :-)
Consta que ele, lá, é agora padre de gays e lesbicas, é verdade?
:-)

abraço

01 maio, 2006  
Blogger R.O disse...

e ele tinha ido ao polígrafo, no programa "máquina da verdade" e a maqwuina disse que ele não estava a ser sincero..

01 maio, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

.
De certezinha absoluta que não sabes que era o PADRE HIMALAIA!

oRA lÊ.

Pergunta: Sabes se a COBERTURA do Estádio da Luz / do Dragão é constituída por PAINÉIS DE ENE.RGIA SOL.AR? E as PAREDES? Ou a Energia vem de Espanha?! Fim da Pergunta.


Talvez a ENERGIA NUCLEAR, que é muito perigosa, - http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1254471 – NÃO VENHA A SER NECESSÁRIA em Portugal. Porquê?


--- Concurso Solar Padre Himalaya - Edição 2006: Divulgação das ENERGIAS RENOVÁVEIS.

Em http://www.cienciaviva.pt/rede/energia/himalaya2006/home/

Ou em http://www.cienciaviva.pt/home/ / Concurso Solar Padre Himalaya / Uma iniciativa da SPES para a divulgação das energias renováveis, com o apoio da Ciência Viva.


Nota 1: Em 2005 inscreveram-se 70 Escolas. Em 2006 – e para quem não acredita em melhorias superiores a 100% - houve um AUMENTO SUPERIOR A 150%. Inscreveram-se 187 Escolas.

Nota 2: Padre Himalaia versus Energia Solar. Ver http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/destaques/destaques1204.asp

? Quem é que lucrou com as “Engenhocas” dele? Os Portugueses ou os Americanos?!

Nota 3: Uma FREGUESIA RENOVÁVEL. Ver http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/cr/cr.htm


PROPOSTA DE MELHORIA: As PRAIAS da costa Portuguesa estão a ser “COMIDAS” PELO MAR. Porque é que não constróiem DIQUES PROTECTORES que sejam PLATAFORMAS GERADORAS de ENERGIA DAS ONDAS?

ÚLTIMA HORA: Melhoria. “Portugal vai ter MEGA CENTRAL SOLAR”, http://dn.sapo.pt/2006/04/28/economia/portugal_ter_megacentral_solar.html

Conclui-se deste artigo que há milhares de PROJECTOS PARA APROVAR mas na DGE (Direcção-Geral de Energia) deve haver muitos INCOMPETENTES ou devem ter TIRADO O CURSO UNIVERSITÁRIO A COPIAR!!!


EXTRA DOCUMENTO:

--- CONCURSO EXTRA: "IDEIAS QUE MUDAM O MUNDO".

Para promover a cultura científica e tecnológica. Em http://jn.sapo.pt/2006/04/19/sociedade_e_vida/alunos_tentam_imaginar_a_vida_futuro.html


--- MELHORIA (grande) NACIONAL: Inovação, marcas e 'design' podem ser pesquisados 'online'. E isto graças a uma BASE DE DADOS (DataBase).
http://dn.sapo.pt/2006/04/20/economia/inovacao_marcas_e_design_podem_pesqu.html



--- PUBLICIDADE ENGANOSA (Será?!): Paguem um ORDENADO DE SEIS MIL E CEM (6100) EUROS, mensal, a cada um dos TRÊS DAS JUNTAS de Freguesia: O Presidente, o Tesoureiro e o Secretário.

Nota 1 – Sejam eles de que Partidos forem.

Nota 2 – Sejam eles Doutores, Engenheiros ou tenham a 4ª classe.

? Porquê? Porque as Juntas de Freguesia são o PRIMEIRO PILAR DA GOVERNAÇÃO de um País.

Em http://www.correiodominho.com/noticia.ler.php?SD=24&IDTema=7&ID=20776
ou caso falhe em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_04.html#565183


Braga, 19.4.2006

mauricio_102@sapo.pt

04 maio, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial