20050629

Lá por fora...

O jornalista norte-americano Mark Bowden (mais conhecido como autor do livro "Black Hawk Down", que depois deu origem ao filme com o mesmo nome), escreveu um artigo sobre a crise dos reféns norte-americanos no Irão que foi publicado no número de Dezembro de 2004 da revista "Atlantic".



A dada altura, no seu artigo, Mark Bowden escreve que há pessoas no Irão que ainda hoje acreditam que o assalto à embaixada dos EUA, na realidade, foi orquestrada pela CIA.



Este dado é tanto mais interessante se formos a notar que o ataque à embaixada em Teerão ocorreu a 4 de Novembro de 1979, exactamente um ano antes das eleições presidenciais nos EUA, que estavam já previstas para o dia 4 de Novembro de 1980. Ou seja, no dia em que os americanos iriam escolher entre reeleger o Democrata Jimmy Carter ou seguir a linha dura dos Republicanos Ronald Reagan e George Bush (chefe da CIA entre 1976 e 1977, até ter sido demitido por Jimmy Carter), cumpria-se exactamente um ano de cativeiro para os 52 reféns norte-americanos.
Será que se alguém dissesse hoje a Mark Bowden que, em Portugal, há documentos que podem ajudar a provar o envolvimento de George Bush pai no prolongamento do cativeiro destes cidadãos norte-americanos em Teerão, ele teria isso em consideração e iria depois escrever um artigo sobre o assunto?
Como gostaria eu de acreditar que sim...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial