20040518

Ingénuos

Telefonou-me hoje um amigo a perguntar-me se eu tinha visto o programa de ontem à noite na SIC Notícias sobre teorias da conspiração. Respondi-lhe que não, porque aquilo passou à uma da manhã e, como estava algo cansado, fui-me deitar. Mas deixei-o a gravar no vídeo.
Quis depois saber esse meu amigo por que razão a SIC ainda não me entrevistou sobre o meu livro "Eu Sei Que Você Sabe" e que tem precisamente o sub-título "Manual de Instruções para Teorias da Conspiração". Ao que eu pensei: "Como és giro, de tão ingénuo que és!..."
Outro dado para os ingénuos como este meu amigo, para que saibam como funciona o jornalismo neste país: Peguem no diário "Público" de ontem, segunda-feira dia 17, e vejam a página com a programação da televisão. Atentem aos destaques e lá encontrarão um texto sobre o tal programa de teorias da conspiração que passou na SIC Notícias. Estão a ver a imagem que ilustra o texto? Esse é um livro de bolso, da colecção "Pocket Essentials Culture". É da autoria de Robin Ramsay, onde, na página 11, se pode ler um extracto de um texto assinado por um historiador, de seu nome Jeffrey Bale, que já transcrevi neste meu blogue em Agosto do ano passado, quando respondi a um jornalista do mesmo diário (e autor do blogue Glória Fácil) depois deste ter confessado ter um certo "fascínio" por teorias da conspiração. Ao que disse que as teorias da conspiração não me fascinam. Detesto-as, pois isso significa que os jornalistas não souberam fazer o seu trabalho que é precisamente o de responderem às dúvidas.
"As teorias da conspiração, por mais ofensivas ou pouco plausíveis que possam parecer, são sempre baseadas, pelo menos em parte, em questões legítimas, que continuam por responder", diz o texto do destaque do "Público".
Ao que eu posso acrescentar: "Continuam por responder porque os jornalistas não fazem o seu trabalho, que é fazerem as perguntas legítimas e não se conformarem com a ausência de resposta".
Só os ingénuos é que acreditam que existe jornalismo...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial