20040417

"Um contra todos"

Estou chocado.
Ou melhor, indignado. Se calhar, triste até será o melhor sentimento que exprime a minha pessoa neste momento.
Vi há pouco o concurso "Um Contra Todos", na RTP, onde uma menina ganhou 50 mil euros.
E a que perguntas teve ela de responder para tal?
Veja-se:
Ela já vinha de três perguntas da edição anterior e, a primeira de hoje, era "Qual destas obras não foi escrita por Camilo Castelo Branco?", sendo estas as alternativas: A - "O Crime do Padre Amaro"; B - "Amor de Perdição" e C - "A Queda de um Anjo".
A menina ainda se sentiu tentada a "arriscar" na resposta "C", mas o apresentador, José Carlos Malato, "travou-a" a tempo e convenceu-a a gastar 25 por cento do seu dinheiro.
Pior ainda foi quando metade dos 23 concorrentes ainda em jogo demonstraram não saber que "O Crime do Padre Amaro" é uma imortal obra do grande escritor português Eça de Queiroz... E, muito provavelmente, alguns dos que acertaram deveriam pensar que aquilo era um filme mexicano... Mas, avancemos.
A segunda pergunta foi: "'Ganhar a Vida' é um filme de:" A - João Botelho; B - João Canijo e C - João Mário Grilo. A concorrente voltou a pagar e gastou 50 por cento do dinheiro que ainda tinha para saber que era João Canijo. Não ganhou nada com eliminação de mais alguns concorrentes. Adiante.
"Qual é a capital das Bahamas?", Nassau, S. José ou Manágua? Todos os 4 concorrentes que sobravam sabiam que era Nassau, menos a concorrente que teve de, mais uma vez, comprar a resposta, ficando sem 75 por cento do valor que dispunha, ficando assim apenas com mil euros. E sem ajudas.
Então, a menina lá resolveu fazer a "loucura total" na pergunta seguinte: "O francês Henri Cartier-Bresson é um famoso:" A - Encenador; B - Escritor e C - Fotógrafo. Já sem quase nada para perder, resolveu arriscar na resposta "C" e dobrar.
Eis então que tem a incrível sorte de eliminar os quatro concorrentes que restavam e dobrar os 25 mil euros que eles representavam no total!
51 mil euros!
Sem saber ler nem escrever.
A isto é o que se chama de democracia.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial