20040422

FOI ANTÓNIO LOBO XAVIER!

Meus senhores, tenho a anunciar o fim do desafio "Quem disse isto?"
(Para quem só agora aqui chegou, ver, por favor, uns "posts" um pouco mais abaixo)

Ontem recebi este e-mail:

"caro Frederico,
Realmente, sem esperar, vi-me numa investigação desenfreada para responder ao seu desafio (algo que me interessou, apesar de não ligar muito à política – infelizmente), e acho que encontrei a resposta...
Vejamos os dados fornecidos pelas declarações:
Faculdade de Direito. Em 1974, 'eu entrei para o partido com 14 anos, para a Juventude Centrista, e fui a um comício da JC em Lisboa'.
Ou seja, este político formou-se na Faculdade de Direito, em 74 tinha 14 anos e foi a Lisboa (portanto seria do Porto?). Se acrescentarmos a isto, a sua pista: 'Vou, porém, dar mais uma pista: a afirmação foi publicado num jornal nacional durante a campanha eleitoral das legislativas de 1995.'... (seria ele deputado?) Recorri-me então ao Google e descobri um organismo chamado Stape e que havia um candidato pelo Porto nas Eleições Legislativas de 1995, que tem actualmente 44 anos e é realmente jurista, chamado António Lobo Xavier. Um homem conhecido pelo seu carácter belicoso e também por pertencer à Opus Dei...
Será ele?"

Respondi depois a este e-mail pedindo mais dados sobre a investigação antes de anunciar formalmente o fim do desafio.
Na resposta recebi a seguinte mensagem:

"Depois de ler e reler a citação e a tua pista decidi pegar num dos melhores motores de busca da Net (passe a publicidade) e colocar dados como Partido Popular, 25 de Abril e Legislativas de 1995, mas não estava a ver nenhuma ligação. depois, graças a uma sugestão de um amigo ('o gajo foi para Lisboa, não era de Lisboa'), voltei a reler o texto e pensei: 'exactamente ele foi a um comício a Lisboa e tinha 14 anos na altura. se acrescentar a pista do Frederico... presumo que era um candidato doutro sítio... mas qual?'. eis que então tentei entrar no site do CDS/PP e nada. estava offline. então recorri outra vez ao Google colocando no search do google.pt: 'Resultados Eleitorais' 'legislativas 1995'. E aí fui descobrir uma organização chamada Stape (que confesso que desconhecia) e à página www.stape.pt/guia.asp. Clicando em 'Resultados Eleitorais' fui dar a www.stape.pt/resultados.htm e aí encontrei a opção 'Consulta de Resultados Eleitorais – 1975 a 2002'. Cliquei. Fui parar a http://stape.ef.pt:85/menu.asp. Cliquei em 'Os Candidatos e os Eleitos' (pareceu-me lógica a opção) e fui parar a http://stape.ef.pt:85/candidatos/candidatos.asp, onde fiz uma busca por 'Cargo' (deputado à Assembleia da República) e por 'Distrito' (escolhi o do Porto, por palpite confesso). Aí deparei-me com três nomes e a dúvida colocou-se: 'Quem será?', 'Será que é o distrito certo?' Voltei ao Google e pesquisei por 'António Lobo Xavier' (que até à altura não estava a ligar com o bacano do Porto) e descobri que ele era jurista, conselheiro da Sonae, membro da Opus Dei e que tinha 44 anos actualmente... BINGO!
Ou seja, foi tudo uma questão de sorte, de intuição e de um amigo atento (porque confesso, a minha grande lacuna é ser apartidário, não perceber nada de política e não saber muito, infelizmente, sobre o 25 de Abril).
espero que tenha sido claro e te tenha explicado bem o meu raciocínio. se precisares de mais alguma coisa já sabes..."

Perante toda esta descrição detalhada tenho que anunciar mesmo o fim do desafio e dar os parabéns a alguém que conseguiu responder à primeira (e que deseja manter o anonimato).
Mais acrescento que a referida citação de António Lobo Xavier, actual comentador político no programa da SIC-Notícias "A Quadratura do Círculo", foi originalmente publicada na edição de 26 de Setembro de 1995 do "Diário de Notícias".

1 Comentários:

Blogger lidiasantos almeida sousa disse...

ackscalsim senhor está aprovado com distinção pela sua pesquiza tenaz. Eu sigo a mesma táctica mas apanho alguns deslizes. Este Lobo Xavier, na quadratura do Circulo faz de dama de companhia do asqueroso Pacheco Pereira e quando discorda só um bocadinho é quási obrigado a pedir desculpa. Peço a sua ajuda para a minha petição para a Privatização da RTP QUE TANTOS MILHÕES CUSTA AO ERÁRIO PUBLICO E OS PROGRAMAS AINDA CONSEGUEM SER PIORES
http://www.peticaopublica.com/?pi=lidia
Obrigada pela ajuda e passa a palavra lidia sousa

08 fevereiro, 2010  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial