20040315

Quem ganhou as eleições em Espanha?

O PSOE ganhou as eleições ou foi o PP que as perdeu devido à maneira como geriu a informação pública sobre os atentados do 11 de Março?
Está à vista que o aumento da participação de votantes foi provocada pelos atentados. Depois, quando a pista da ETA começou a esmorecer e tudo apontava para a al-Qaeda, o PP viria a ser o prejudicado. Por fim, na noite de sábado, uma manifestação ilegal em frente à sede do PP, em Madrid, acabou por levar os votos definitivamente para a a esquerda.
Quer isto dizer que o terrorismo da al-Qaeda conseguiu derrubar um governo que esteve no poder durante oito anos e que, até há uma semana, apesar de não ser certo vir a obter uma maioria absoluta, iria muito provavelmente conseguir ser o vencedor das eleições.
Acontece que o PP, caso não conseguisse obter a maioria absoluta que Aznar pretendia para o seu sucessor, iria ter de negociar uma coligação. Porém, haveria mais partidos à esquerda do que à sua direita. Daí que mais valia perder as eleições do que governar uma coligação frágil. Era a altura de fazer a travessia do deserto, "purificar" o partido e preparar o regresso em força.
Em Portugal (e isto é ainda um reflexo da minha leitura do tal episódio do desmentido de Cavaco Silva a Fernando Nogueira em Setembro de 1995), também houve um governo que, depois de oito anos no poder, ficou sem o seu líder de sempre e perdeu as eleições contra os socialistas... E agora, ei-los de novo, renovados, com um novo líder, que, afinal, até é o mesmo que tinha perdido as eleições internas do partido contra aquele líder que não ganhou as eleições legislativas de 1995...
Quem ganhou estas eleições em Espanha foi o PSOE, é evidente.
Mas o PP perdeu-as porque houve um atentado contra inocentes a quatro dias das mesmas. Perdeu porque quis gerir mal as informações (disseram sempre que fora a ETA apesar de não haver indícios claros nesse sentido) e depois foram vítimas de uma manifestação ilegal de esquerda, que deveria ter sido duramente condenada e daria lugar à suspensão das eleições... mas isso seria o equivalente à guerra civil e, por uma questão de sentido de Estado, o PP aceitou ir assim para eleições.
Espanha está definitivamente dividida e isso agrada à al-Qaeda, a verdadeira vencedora destas eleições.
Em Portugal devemos estar preocupados, pois isto significa que o terrorismo resulta e nós podemos ser o próximo alvo a cair no "dominó" dos países que apoiaram os EUA na Invasão ao Iraque.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial