20040211

Norge...

A companhia aérea noruegesa Braathens inaugurou na passada sexta-feira, dia 6, a linha área entre Lisboa e Oslo, tendo convidado vários jornalistas e outras personalidades para fazerem a viagem inaugural e visitar a cidade de Aalesund, a capital do bacalhau e da "Art Nouveau", onde o Presidente Jorge Sampaio estivera dois dias antes.
Tive a honra de estar no grupo, o que foi muito bom para poder respirar ar fresco.
A aventura norueguesa começou no aeroporto de Lisboa, onde assisti à recepção ao primeiro avião da Braathens a aterrar na Portela: dois camiões de bombeiros lançaram jactos de água no momento em que o avião passava pelo meio... Era o baptismo em Lisboa.
Durante os quatro dias da viagem, entre sexta-feira e a tarde de segunda-feira, procurei estar o mais afastado possível das notícias de Portugal.
Quando saí de Lisboa não se sabia se Carlos Cruz saía ou não da prisão.
Na noite de sábado, durante o jantar, soube que iria ficar detido e com um detalhe: "Descobriram cartas trocadas entre Carlos Cruz e Bibi em 1982! Eles já se conheciam desde então!"...
Procurei não pensar em nada disto, durante o dia seguinte, enquanto sentia os flocos de neve a bater na cara no convés do "ferry" que nos levou a passear pelo fiorde de Geiranger. O paquete "Queen Mary 2", o maior do mundo e que recentemente esteve na Madeira, deverá viajar até aqui em Julho, quando a paisagem já estiver mais verde.
Quando cheguei a Portugal é que percebi como a distância alterou a percepção dos factos. A notícia sobre Carlos Cruz e Bibi tinha-me chegado com duas verdades misturadas, o que fazia dela uma mentira.
A primeira dizia respeito ao facto do juiz Rui Teixeira ter dito que o episódio da troca de bilhetes entre Carlos Cruz e Bibi, quando estavam ainda na prisão da PJ - onde o apresentador perguntava a Carlos Silvino se ele o conhecia desde 1982 -, poderá ser considerado um exemplo de pertubação do processo.
Depois, segundo parece, Bibi terá já escrito uma carta onde diz ter reconhecido a presença de Carlos Cruz em Elvas. Afinal, muito diferente daquilo que soube na Noruega, onde se dizia que os dois já se conheciam desde 1982...
Enfim, foi bom refrescar a cabeça e não pensar muito naquilo... Só tenho mesmo de agradecer à Noruega pelas suas paisagens gélidas e cinzentas que, paradoxalmente, deram-me mais colorido do que o meu Portugal de hoje.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial