20031214

A Hora Final de Kissinger

No início de 1994, na Venezuela, comprei o livro "La Hora Final de Castro", da autoria do jornalista de origem argentina Andres Oppenheimer, do "Miami Herald".
Era um livro sobre Fidel Castro, cujo subtí­tulo dizia ser a "história secreta por detrás da iminente queda do comunismo em Cuba".
O livro fora terminando em 1992 e, numa nota inicial, o autor alertava para o facto de, quando chegasse às mãos dos leitores, "novos acontecimentos tenham modificado significadamente a situação polí­tica cubana".
Já se passaram mais de 10 anos e Castro continua no poder, porém isso não tira nenhum valor à percepção do jornalista, pois mais cedo ou mais tarde alguma coisa poderá acontecer em Cuba. Quanto mais não seja, para que tudo fique na mesma.
Chamo agora a atenção para o facto deste jornalista do "Miami Herald" começar a manifestar dúvidas em relação a uma outra histórica figura: Henry Kissinger.
Há casos onde eu costumo dizer que mais vale nunca do que tarde, mas desta vez abro uma excepção a Andres e digo-lhe mesmo que mais vale tarde do que nunca...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial