20031110

Mórmon, me?!

O jornalista José Alberto Carvalho escreveu hoje no diário "24horas" uma pequena nota sobre a Igreja mórmon, fruto das semanas que esteve a vistar os EUA:

"A Igreja mórmon reivindica possuir o maior arquivo do mundo de informação genealógica. O que encontrei deixou-me entre o choque e a estupefacção: registos de escolas e igrejas portuguesas (e de outros países), incluindo assentos de baptismo e de casamento, desde o século XVII, pelo menos. Quem autorizou?"

O "Tal&Qual" desta última semana também tem um artigo sobre esta Igreja e toda a documentação que eles guardam num abrigo nuclear nos EUA. A pretexto de uma crença religiosa bem intencionada.
A única coisa que eu consigo dizer a este respeito é que ter informação é ter poder.
Ter acesso a toda a informação sobre os nossos antepassados é ter muito poder.
Ter acesso à nossa memória, do outro lado do Oceano, através de um simples toque de botão é ter mesmo muito muito poder.
Agora, a questão é saber como vai ser usado todo esse poder.


1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Fazer pesquisa genealógia é muito interessante. Os arquivos de genealogia que os mórmons possuem foi autorizado pelos detentores, eles não fazem nada sem autorização. E eles também deixam disponíveis todos estes arquivos para quem quiser pesquisar sua própria genealogia. É só ir ao CHF da igreja e pesquisar. A questão não é o poder. Saber que fulano desende de ciclano não tras poder nenhum. A questão é ser lembrado ou não ser esquicido.

01 outubro, 2009  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial