20031005

Chile 1973, Venezuela 2003

No Valete Fratres leio a seguinte citação sobre a queda de Allende no Chile da responsabilidade de Lorenzo Bernaldo de Quirós:

"A via chilena para o socialismo destruiu a economia com a finalidade de obter o controle total do país. Desde tal perspectiva, o manejo dos assuntos econômicos estava a serviço de um propósito político, como sempre acontece nos Estados comunistas. Se a aspiração era instaurar uma ordem marxista-leninista, era necessário acompanhar a tomada política do poder com uma estratégia de desmantelamento dos mecanismos próprios de uma economia de mercado, entre os quais e principalmente a propriedade privada. No entanto, não foi essa a origem do golpe dado pelas Forças Armadas. Tal origem deve buscar-se no objetivo estratégico da criação de um modelo de Estado semelhante ao vigente em Cuba ou nos demais países da área soviética, atropelando a Constituição e violentando a legalidade. Desde essa perspectiva, a supressão do capitalismo era um elemento essencial para a construção de um sistema totalitário."

O problema não foi Kissinger ter dito que "não podemos ver um país ficar comunista devido à irresponsabilidade do seu próprio povo". O problema foi a forma como acabaram com tudo no dia 11 de Setembro e o ditador que depois arranjaram. Por isso, continuem hoje de olho na Venezuela...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial