20031022

Castanhas assadas

Do que mais sinto saudades do Porto é comer castanhas assadas na Baixa. A Baixa do Porto é muito diferente da de Lisboa: é mais fria, logo dá mais gosto comer castanhas acabadinhas de assar e é mais cinzenta, o que combina bem com a cor das folhas de listas telefónicas que fazem os embrulhos. Sem esquecer ainda o fumo que encobre toda a zona no cima de Santa Catarina, descendo até à rua 31 de Janeiro, deixando mal ver a Torre dos Clérigos e encontrar tudo isso em Sá da Bandeira ao mesmo tempo que sobe a caminho do Bolhão, antes de ir à estação de metro da Trindade.
Em Lisboa também há uma Baixa bonita e gosto de comer castanhas assados no Rossio, mas é diferente.
Isto das castanhas assadas só veio a propósito de uma outra coisa que me aconteceu quando fui ontem comprar castanhas assadas na rotunda do Marquês de Pombal.
Pedi uma dúzia e entreguei uma moeda de 2 euros. A vendedora foi aos trocos e sacou de lá duas moedas. Estranhei ao receber duas moedas e, ao afastar-me olhei para o troco que me tinha sido feito e reparei que recebera duas moedas de 50 cêntimos. Ora, uma dúzia de castanhas custaria 1,50 euros, pelo que recebera 50 cêntimos a mais.
O que fiz? Confesso que hesitei, pois o engano fora a meu favor. Contudo, nem sequer pensei muito e voltei atrás para devolver, com um sorriso, o dinheiro à vendedora. Ao afastar-me ouvi um comentário de uma senhora que assistira à cena: "Ainda há gente honesta".
Agora pergunto: Honesto? Apenas porque devolvi 50 cêntimos? Mas, há pessoas a quem 50 cêntimos "roubados" fazem falta?
Parece que há.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial