20030820

Matemática

Ainda todos os que se interessam por história contemporânea: Vejam a sucessão "dinástica" nos EUA e, talvez assim, compreendam o mundo de hoje. Dias depois de se ter encontrado com Spí­nola nas Lajes, Nixon demitiu-se e quem chegou a presidente dos EUA foi o seu vice: Gerald Ford (que foi um dos membros da comissão Warren, aquela que investigou e "lavou" a morte de Kennedy em Dallas).
Agora digam-me uma coisa: sabiam que Gerald Ford chegou a vice e depois a presidente dos EUA sem nunca ter sido sequer eleito para nenhum dos cargos que ocupou? Exacto. Ele já tinha subido a vice-presidente depois da demissão do verdadeiramente eleito, Spiro Agnew. Engraçado, não?
E quem foi que Ford escolheu para seu vice? O milionário Rockefeller. George Bush era então chefe da CIA. Em Janeiro de 1977, tomou posse o democrata Jimmy Carter, mas foi ele o primeiro presidente eleito a não conseguir ser reeleito por mais quatro anos. Porquê? Porque só fez "asneiras": despediu agentes da CIA, viu a União Soviética invadir o Afeganistão (e, em vez de retaliar, mandou boicotar a presença norte-americana nos Jogos Olímpicos de Moscovo) e negociou a entrega do Canal do Panamá. Por fim, o facto de não ter conseguido libertar os 52 reféns norte-americanos em Teerão, custou-lhe a reeleição.
Depois vieram Reagan e Bush, ao qual se seguiu Bush, Bill Clinton, e Bush de novo. Quer isto dizer que, desde 1974, nos últimos 30 anos (contando já com o ano de 2004), tivemos 12 anos de democratas na Casa Branca e 18 de republicanos. Os republicanos vão à frente com mais seis anos. E, se formos a contar com os anos em que Bush pai foi vice-presidente (Reagan era apenas um bom actor que, até ao ler uma lista telefónica, conseguia soar patriótico), mais ainda com estes últimos de Bush filho, vemos que a família Bush, e todos os seus amigos, nesses 18 anos, "aproveitaram-se" de 15 anos. Mais 3 anos do que Carter e Clinton. Como dizia o outro: É só fazer as contas.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

"francisco ruíz jarabo"
"jarabo pérez- morris"
"josé raya mario"
"fernando herrero tejedor"
"austin morris"
"roberto fuentes delgado"

30 janeiro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

george bush
henry kissinger

24 março, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

william colby, programa fénix

24 março, 2011  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial